O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza neste feriado (8) e no sábado (9), dois mutirões de cirurgias beneficiando cerca de 70 pacientes. A ação, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, através do HGV, conseguiu reduzir o tempo de espera e a fila por um procedimento no hospital em mais de 70%.

 

A trabalhadora rural, Lúcia Fortes, 53 anos, reside na zona rural do município de José de Freitas. Ela conta que teve sua primeira consulta no HGV em outubro e já vai realizar a cirurgia de esterectomia (retirada do útero), no mutirão de amanhã (8). Animada, ela explica que foi rápido, logo foi chamada para fazer o procedimento.

 

Assim como D.Lúcia, 12 mulheres serão operadas amanhã (8), no mutirão de ginecologia e também serão realizados seis procedimentos na área vascular.

 

No sábado (9), também acontece o mutirão de catarata e de cirurgia geral, beneficiando mais 54 pacientes. D. Jovelina das Neves, 81 anos, é uma das pacientes que vai participar do mutirão de catarata. Ela reside no município de Lagoa Alegre e está feliz por ter sido chamada antes do Natal.

 

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, os mutirões de cirurgias está conseguindo dar vazão a  fila para procedimentos eletivos e transformando-as em uma fila de resultados. “A gente tem conseguido superar a expectativa. Hoje são 101 mutirões realizados em dois anos. E a gente percebe uma diminuição gradativa na fila e, principalmente, no tempo de espera, apesar de novas inserções todos os dias”, garante a diretora.

 

Os Mutirões de Cirurgias começou em julho de 2015 e a ação já chegou a beneficiar mais de 2 mil pacientes.

Por: Fátima Oliveira