O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para participar do Projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde. O HGV foi selecionado devido ao resultado satisfatório no Projeto Paciente Seguro também do Ministério da Saúde em 2017.

O Projeto será desenvolvido, inicialmente, nas UTIs do HGV para que o hospital siga os mesmos protocolos de atendimento aos pacientes que hospitais, considerados de excelência no Brasil, seguem como: pacote de intervenções capaz de medir a melhoria contínua dos processos de trabalho da equipe. Além da criação de um sistema de cuidado a prova de erros, com inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção na fonte.

Segundo a diretora geral, Clara Leal, esses protocolos são capazes de prevenir eventos adversos que podem causar danos aos pacientes dentro de hospitais,  como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos.

Representando a diretoria geral do HGV, uma equipe composta do Diretor técnico, Ingrácio Amorim; coordenador da UTI, Bruno Ribeiro; gerente de enfermagem, Cecília Viana e as enfermeiras Juliana Odorico e Lucia Mesquita participam em São Paulo do primeiro treinamento do Projeto (Sessão de Aprendizagem Presencial), sob a orientação do  Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Relação Custo x Benefício

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o impacto financeiro das falhas de segurança na Saúde equivale a 15% do total de todas as atividades e gastos hospitalares. Os custos de prevenção aos eventos adversos são menores quando comparados aos custos do dano ao paciente (economia de US$ 28 bilhões entre 2010 e 2015 no EUA).

Por: Fátima Oliveira