29/12/2017 - 18h07

Florentino Neto acompanha funcionamento dos hospitais da capital neste final de ano

E definir ações emergenciais para o início de 2018

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou nesta sexta-feira (29), os hospitais da rede estadual sitiados na capital. A visita objetivou acompanhar o funcionamento das unidades que, mesmo sendo de retaguarda, continuarão os atendimentos aos pacientes internados. Também, na visita, foram discutidas as ações para o primeiro semestre de 2018.

Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, primeira unidade a ser visita, o secretário, juntamente com o diretor geral, Francisco Macedo, e o clínico, Marcus Bittencourt, fez uma rápida vistoria. “Supervisionamos os estoque de medicamentos e insumos, além de avaliarmos as condições de funcionamento para este final de ano e propomos algumas ações para o mês de janeiro”, afirmou.

No Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, o secretário visitou as obras da reforma de uma ala, que vai abrigar 14 leitos comuns e um de isolamento. O Hospital funciona também como porta aberta para urgências especializadas. Acompanharam o gestor, a diretora geral, Maria das Dores Rocha, e a diretora clínica, Elna Amaral.

No Hospital Getúlio Vargas, que é até sábado realiza o último mutirão de cirurgias do ano beneficiando 30 pacientes, Florentino relata que foi feita uma avaliação da execução financeira, assim como os desafios para 2018. A visita foi acompanhada pela diretora geral, Clara Leal e pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita.

No Hospital Infantil Lucidio Portela, foram definidas algumas ações emergenciais já para o início de 2018, consistindo em adequações e reforma de alguns espaços. A vista foi acompanhada pelos diretores Vinicius Nascimento, da diretora clínica, Leiva Moura, e do diretor administativo, Ataelson Carvalho.

O secretário afirma que também serão realizadas melhorias no Hospital Areolino de Abreu, após visita com o diretor geral Ralph Trajano. “Fizemos uma avaliação das conquistas deste ano e planejamos algumas melhorias e adequações para o primeiro semestre de 2018”, afirmou.

Florentino destacou que todos os hospitais do interior elaboraram planos de ação para atender no final do ano, no setor de urgência e emergência. Em Parnaíba, por exemplo, devido ao fluxo maior de turistas, equipes estão nos locais de maior movimentação para garantir a assistência imediata aos pacientes,assim como o pleno atendimento do Samu Aéreo.

Por Graciene Nazareno

18/06/2018 as 13:18h

Municípios recebem equipamentos pelo Renova Saúde

Na solenidade, foram contemplados Marcolândia e Juazeiro. Anteriormente, 14 municípios já haviam recebidos equipamentos

18/06/2018 as 10:56h

Saúde e Ciaspi lançam programa de Ginástica laboral

Os servidores participaram de atividades nos setores

18/06/2018 as 09:10h

Instalação de 67 Unidades de Terapia Intensiva descentraliza atendimento no Piauí

Política de descentralização de leitos vem diminuindo o fluxo de pacientes que se deslocam à Teresina para receber tratamento

15/06/2018 as 13:31h

Saúde e Fazenda promovem festa junina

Arraial teve concurso de dança e muito forró

15/06/2018 as 09:47h

Piauí reduz 69,3% dos casos de dengue

Chikungunya teve redução de 90,6%

14/06/2018 as 12:47h

Evangelina Rosa aperfeiçoa serviço de refeições para conter desperdícios

Estima-se que a instituição obterá, em média, 40% de economia nos gastos com alimentação.