08/01/2018 - 18h01

Saúde lança programa de modernização do parque tecnológico da rede hospitalar

O Renova Saúde terá inicialmente mais de R$12 milhões em investimentos

Saúde lança programa de modernização do parque tecnológico da rede hospitalar

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, lança hoje, 9, o programa Renova Saúde para modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual. Na primeira etapa, serão investidos mais de R$12,6 milhões em equipamentos que vão fortalecer a assistência desde a urgência, o diagnóstico, centros cirúrgicos e ainda cuidados intensivos nas  UTIs adultas e neonatais.

De acordo com Florentino, “os equipamentos serão substituídos nos hospitais para permitir que os novos estejam em consonância com o atual momento tecnológico em que vivemos. Se eu tenho equipamentos mais atualizados, eu tenho capacidade diagnóstica melhor, melhores condições de trabalho para os profissionais, assim como uma perspectiva de recuperação mais rápida para o paciente e seu menor tempo de permanência no hospital”.

Na elaboração do Renova Saúde, um dos pontos priorizados é garantir a melhoria na qualificação da assistência, maior resolutividade e ampliação de acesso aos serviços de saúde à população em todo o Piauí. Para isso, os mais de R$12 milhões em investimentos iniciais vão contemplar os hospitais da rede estadual, tanto na capital como no interior, localizados nas diversas regiões do estado do Piauí. “Nós faremos uma distribuição de equipamentos agora, mas já estamos realizando outros procedimentos licitatórios, pregões e registros de preços, para que possamos, durante o ano, dar continuidade ao programa Renova Saúde, para que a Secretaria possa sempre investir na renovação tecnológica dos equipamentos utilizados pelos hospitais”, pontua o secretário.

Equipamentos, como de vídeo laparoscopia, vão permitir acesso a procedimentos minimamente invasivos, com redução do período de internação dos pacientes. Esses aparelhos serão destinados a  hospitais de referência do interior, desafogando os serviços na capital. Outras aquisições, como monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares volumétricos e pressométricos, serão distribuídas de imediato.

E ainda equipamentos de anestesia, arco cirúrgico, tomógrafo, mesas e focos cirúrgicos vão garantir a melhoria na assistência cirúrgica, assim como aumento na quantidade de procedimentos, principalmente nos hospitais regionais, fortalecendo a descentralização dos serviços de saúde nas macrorregiões do Estado.

Os investimentos iniciais de R$12.638.298,12 são oriundos de emendas parlamentares dos senadores Regina Sousa, Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e do então senador e hoje governador, Wellington Dias, e ainda dos deputados federais Assis Carvalho, Rejane Dias, Rodrigo Martins, Fábio Abreu, Átila Lira, Silas Freire e Maia Filho, e projetos da Secretaria ao Ministério da Saúde.

Hospitais contemplados na primeira etapa:

Maternidade Dona Evangelina Rosa – Teresina

Região também receberá programa Passo à Frente

15/01/2018 as 13:58h

Piauí reduz mais de 30% de casos de dengue em três anos

A cada ano, menos casos de dengue

15/01/2018 as 09:48h

Hospital de Floriano recebe R$1,5 milhões em equipamentos

Serão investidos mais de R$12,6 milhões em todo o Piauí

11/01/2018 as 17:12h

Sul do Estado vai receber ações do Passo à Frente e Renova Saúde em janeiro

As propostas de ação foram apresentadas à vice-governadora Margarete Coelho

11/01/2018 as 13:04h

Piauí notifica 935 casos de hanseníase em 2017

O Estado apresenta 29.1 casos para cada 100 mil habitantes.

11/01/2018 as 10:20h

Maternidade: Central de Esterilização recebe nota máxima em segurança