O governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, entregou na manhã desta sexta-feira, 26, novos equipamentos destinados ao Hospital Regional Teresinha Nunes Barros, em São João do Piauí. O recurso na ordem de quase meio milhão de reais são oriundo de emendas parlamentares da senadora, Regina Sousa e da deputada federal, Rejane Dias e de projetos aprovados pelo Ministério da Saúde.

O Hospital de São João do Piauí passou por reforma e recebeu novos equipamentos para o centro cirúrgico no final do ano passado e agora deve dobrar sua capacidade de produção em cirurgias eletivas, como explica a diretora da unidade, Maria Santana Andrade. “Depois que reativamos o nosso centro cirúrgico no ano passado, passamos a produzir cerca de 15 cirurgias por vez. Nossa demanda aumentou consideravelmente, também passamos a receber propostas de profissionais que de certo modo têm alguma ligação com a região, com os equipamentos que estamos recebendo hoje, vamos instalar nossa segunda sala de cirurgia e produziremos o dobro do que fazemos hoje, a ideia é produzir agora toda semana de 20 a 30 cirurgias por vez”, afirma.

Hoje, 26, por exemplo, o Hospital está realizando 15 procedimentos cirúrgicos eletivos, entre gerais e pediátricos.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, agradeceu as parcerias mantidas entre a Sesapi e a bancada parlamentar piauiense, com a destinação de recursos para saúde. Ele também enfatizou o bom desempenho do hospital durante o mutirão de cirurgias eletivas. “Somos testemunhas do empenho da equipe do hospital durante a realização do mutirão de cirurgias e já anunciamos aqui, que este hospital, também participará do mutirão de catarata e de cirurgias pediátricas que realizaremos ainda este semestre”, afirma.

Representando o govenador, Wellington Dias, a deputada federal e secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, agradeceu o trabalho da equipe técnica da SESAPI e disse das mudanças já sentidas pela população quando procuram um tratamento de saúde no hospital a partir dos investimentos recebidos recentemente. “O centro cirúrgico passou a ser uma realidade e mais de 90 pessoas passaram por cirurgias. Fico muito feliz em saber que estes equipamentos vão ajudar a salvar vidas e cirurgias feitas aqui sem precisar ir para Teresina o que é muito mais difícil para os pacientes”, afirma.

Além de prefeitos e vereadores de cidades vizinhas à São João do Piauí, também participou da solenidade o prefeito de São João do Piauí, o médico Gil Carlos. Ele disse que com os equipamentos mais modernos “darão mais segurança aos profissionais durante a realização das cirurgias evitando e diminuindo substancialmente o risco para os pacientes”.

O programa Renova Saúde vai investir, já nesta primeira etapa, cerca de 12 milhões de reais,  e já equipou hospitais de referência em Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Campo Maior, Demerval Lobão.