O balanço das ocorrências de urgências feitas pelo Complexo Estadual de Regulação, especificamente na área de Urgência e Emergência, mostra que foram realizados 35.571 atendimentos em 2017, em chamadas gratuitas para o 192, em bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência(SAMU) geridas pela Secretaria de Estado da Saúde. A maior parte dos atendimentos foi para os hospitais da rede estadual, com cerca de 20 mil pacientes encaminhados (56) para 17 unidades no interior. Os demais, em 44 municípios.

O secretário de Estado da saúde, Florentino Neto, avalia que este balanço é o “retrato mais claro da melhoria da assistência no estado. E é o objetivo maior nosso, a descentralização dos serviços. Isso demonstra que os serviços têm melhorado na sua resolutividade, na sua capacidade de resolver os problemas do paciente e nos dá segurança para referenciar os pacientes para determinadas instituições e municípios, a fim de reduzir a demanda para a porta de entrada do Hospital de Urgência de Teresina(HUT)”, explica.

Outro dado apontado pelo balanço das ocorrências é que aproximadamente 73%, ou 25.759 chamados, referiam-se a urgência clínica, mal súbito ou acidente de trânsito. A coordenadora Estadual do Complexo Regulador, Luciane Formiga, explica que os dados são condizentes com o perfil epidemiológico do Estado. “E que não é exclusividade do Piauí, mas do Brasil. Temos em primeiro lugar os acidentes que a cada dia aumentam; a imprudência das pessoas que dirigem alcoolizadas, sem carteira, sem habilitação, e por outro lado, nós temos o mal súbito e as urgências clínicas, que são inerentes as doenças crônicas degenerativas e estão relacionadas ao perfil epidemiológico da população de um modo geral, como envelhecimento, as doenças como diabetes e hipertensão, as doenças cardiovasculares, que estão dentro deste grupo de ocorrências”, afirma.

Apesar do expressivo número de chamadas, chama atenção o desfecho das ocorrências: cerca de três mil(8%) atendimentos não foram finalizados por conta do endereço não localizado, trotes, recusa de atendimento ou evadiu-se do local. “Enviamos a ambulância ao local chamado e o atendimento não é finalizado seja porque o paciente não esperou, seja por trote. Isso tem um impacto negativo para a população, que muitas vezes tem o atendimento prejudicado, pois a ambulância está em outra ocorrência”, explica Christianne Rocha, coordenadora Estadual do SAMU. 

SAMU Estadual 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência(SAMU) Estadual está presente em 67 municípios, com 93 ambulâncias disponibilizadas à população. “A Central regula toda a rede onde existe base avançada do SAMU, com exceções Teresina, que tem uma central responsável por Piripiri e Campo Maior, e Parnaíba, que tem regulação própria. Os demais municípios estão sob a nossa coordenação”, explica Luciane Formiga.

192 SAMU
Para atendimento de urgência e emergência de qualquer natureza, seja na zona urbana ou rural, basta ligar gratuitamente para o número 192. É importante que o usuário tenha informações sobre o paciente e o endereço onde será feito o resgate. 

Aguarde a chegada da ambulância, que leva em média, até 10 minutos para endereços na zona urbana.

Não faça trote. Ao se deslocar para uma ocorrência vinda de uma chamada por trote, o SAMU deixa de atender pacientes que realmente necessitam de assistência.

Por Graciene Nazareno