James Almeida Piauí recebe equipamentos por meio de parcerias do Desenvolvimento Produtivo

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta quarta-feira, 7, equipamentos hospitalares, dentre monitores e desfibriladores para 24 Hospitais Regionais e Estaduais do Piauí. A doação foi feita pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, por meio do Ministério da Saúde.


O Superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, explica que essas doações são uma contrapartida de incentivos do Governo Federal que incentiva a produção de conhecimento para internalizar a produção tecnologia em saúde no país. 

“A parceria do Desenvolvimento Produtivo é uma iniciativa do Ministério da Saúde na qual envolve parceiros públicas e indústrias. O Sistema Único de Saúde (SUS) incentiva empresas que façam parcerias com institutos e universidades para o investimento em conhecimento e tecnologia”, como explica Paulo Eduardo, professor da Universidade Federal da Paraíba, do Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde, especializado engenharia biomédica que ajudou no desenvolvimento dos software dos equipamentos.   

Todo o país irá receber as doações e o Piauí é um dos primeiros a receber os equipamentos. Os desfibriladores cardioversores servirão para a desfibrilação/ cardioversão em pacientes adultos, pediátricos e/ou neonatais que necessitem de uma reordenação das funções elétricas do coração, mediante aplicação de descargas elétricas no músculo cardíaco e os monitores multiparâmetros servirá para o monitoramento de sinais vitais de pacientes adultos, pediátricos e neonatais.

Por: Denise Nascimento