07/02/2018 - 17h45

Mutirões do HGV reduzem espera por cirurgias

O Hospital também vai receber equipamentos do Renova Saúde

Ascom Mutirões do HGV reduzem espera por cirurgias

Com o objetivo de acelerar os atendimentos cirúrgicos e otimizar a capacidade resolutiva do Hospital Getúlio Vargas, a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) está tomando uma série de ações que possam antecipar todo o processo de melhorias já estabelecidos desde 2017, quando o órgão passou a gerir a instituição. Aquisição de equipamentos, estruturação das clínicas e dimensionamento de pessoal são algumas dessas execuções.

Para diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, está sendo finalizado um levantamento da capacidade plena e culminante dos atendimentos que cada clínica pode realizar. "Com este levantamento, podemos potencializar os serviços do hospital e promover mais mutirões, reprimindo as filas de espera. É um empenho pessoal, de toda equipe do Getúlio Vargas e da Fundação Hospitalar, para que todos os setores e especialidades desta casa funcionem a pleno vapor", revela.

Fátima esclarece que as filas de espera do HGV e demais hospitais públicos do estado e município são controladas pela Central de Regulação do Estado. "Quem direciona os pacientes que serão atendidos no Getúlio Vargas é a Central de Regulação. Como a demanda é contínua, sempre teremos filas de espera longas, porque à medida que um paciente é atendido, um novo entra na fila. É um ciclo incessante".

A diretora esclarece que o HGV tem uma limitação de espaço físico, mas que isso está sendo contornado de maneira assertiva. "Atualmente são 11 salas cirúrgicas atendendo, mas vamos inaugurar uma nova sala até março e outras a cada três meses. Serão quatro novas salas em 2018. Isso vai desafogar o atendimento e possibilitar novas demandas, aumentando a rotatividade de procedimentos cirúrgicos", relata.

Outra medida importante que irá otimizar os atendimentos nos hospitais da rede estadual e especialmente o HGV é que a Secretaria de Saúde do Estado, através do programa Renova Saúde, está promovendo a reestruturação e aparelhamento dos hospitais regionais. A estratégia de modernização definida pela Secretaria também contempla os Hospitais de Picos, São Raimundo Nonato e Piripiri, o que vai fortalecer a descentralização dos procedimentos de baixa e média complexidade em Teresina, dispensando assim, a transferência para capital dos pacientes com casos resolvíveis em suas regiões.

Por David Carvalho

19/02/2018 as 16:37h

Neurocirurgia em Floriano reduziu 50% das transferências para Teresina

Serviço completou um ano de implantaçãol no sul do Estado

19/02/2018 as 12:29h

Hospital de Luzilândia inaugura ampliação do centro cirúrgico

Além de receber equipamentos do Renova Saúde é uma ambulância

18/02/2018 as 10:02h

Trabalho da Evangelina volta a ser destaque em rede nacional

Nos últimos seis meses a maior Maternidade pública do Estado já foi notícia nacional três vezes

18/02/2018 as 09:58h

Hospital de Luzilândia recebe equipamentos e autorização para iniciar licitação da reforma

Com os novos equipamentos, o Hospital vai realizar procedimentos de alta complexidade

16/02/2018 as 15:11h

Piauí mantém redução de casos de dengue

Dados apontam redução de 34,5% dos casos

16/02/2018 as 12:39h

HGV realiza mutirão ortopédico neste sábado (17)

Os mutirões em diferentes áreas médicas já beneficiaram cerca de 3.050 pessoas.