James Almeida Hospital de Corrente inicia Mutirão de Cirurgias Pediátricas dia 17 de março

O Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, inicia nos dias 17 e 18 de março a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, agora, voltada ao público infantil. A meta é atender 120 crianças entre março a junho, com cirurgias pediátricas, além de realizar consultas e exames. O Hospital foi mais uma vez certificado a participar do Mutirão pelo êxito logo na primeira etapa, superada em mais de 20%.

De acordo com a diretora geral, Lindaura Cavalcante, mensalmente serão 30 cirurgias pediátricas, em diversos procedimentos, “podendo aumentar até mais por conta da demanda, o que nos deixa felizes, porque preenche um vazio assistencial muito grande de nossa região”, comenta.

Para realizar o mutirão, uma equipe médica vai para o Hospital, com todo aparato para os procedimentos, da mesma forma como ocorreu na primeira etapa. Naquele período, entre novembro e dezembro, a meta eram 80 pacientes a serem atendidos. No entanto, foram 101 cirurgias realizadas em diversas especialidades. As 21 cirurgias feitas a mais contribuíram para a rede estadual superasse a meta em 53 pacientes atendidos. 

“A população atendeu nosso chamamento e o Hospital teve credibilidade. Realizamos diversos procedimentos como hérnias, vesículas, períneo e histerectomia”, afirma.

O Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para reduzir, de forma significativa e ágil, a fila por procedimentos cirúrgicos.  

Nesta etapa, a meta é atender, em dois meses, mais de mil crianças, entre 0 a 15 anos de idade, com realização de consultas e cirurgias, em diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade.

Para ter acesso aos procedimentos, o paciente deve procurar as secretarias de Saúde dos 12 municípios que integram a região.

Por Graciene Nazareno