A Secretaria de Estado da Saúde reuniu hoje, 2, com os integrantes do grupo condutor da Rede de Urgência e Emergência(RUE) e representantes de Coordenações Intergestoras Regionais(CIRs) para definir as estratégias para acelerar a conclusão dos projetos de implantação da RUE em todos os municípios piauienses.

Telmo Mesquita, coordenador Estadual da RUE, elenca que uma das estratégias é o suporte técnico aos municípios e assim garantir mais recursos financeiros pelo Ministério da Saúde. “Esta reunião é justamente para avaliar o andamento dos trabalhos nos territórios onde estamos implantando a RUE, e para aqueles que ainda não foram sensibilizados, iremos até eles para disparar esse processo. Para isso, teremos uma equipe de técnicos para colaborar com os municípios”, garante.

O coordenador destaca que aprovar os planos “é fundamental para garantir uma atenção organizada em rede e mais recurso para os novos procedimentos. Muitos já estão sendo realizados nos hospitais da rede estadual, mas ainda não recebem incremento financeiro pelo Ministério da Saúde”, diz, afirmando que o Estado tem investido consideravelmente na assistência à saúde, especialmente com estrutura voltada para dar maior resolutividade na atenção às urgências e emergências nos hospitais.

De acordo com Gorete Pereira, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí(COSEMS), é importante definir um plano de ação no sentido de auxiliar aos municípios a implantarem a Rede de Urgência, explicando “que tanto a RUE quanto as demais redes, não podem ficar desconectadas das ações da atenção básica, vez que esta é a ordenadora de todas as outras redes e ações de saúde”, e com a equipe de apoiadores para cada território, “vinculam-se também aos projetos de outras redes de atenção à saúde no estado”.

Além do território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, foram convidados representantes dos territórios dos Cocais, Carnaubais, Chapada das Mangabeiras, Serra da Capivara, Vale do Sambito e Vale do Canindé.

Por Albano Amorim