O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realiza, até o dia 20 de março, treinamento sobre reanimação e transporte de recém-nascido de alto risco. A capacitação é destinada aos profissionais de saúde da unidade hospitalar e também aqueles que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU). Além deles, cerca de 350 profissionais serão capacitados pela Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP) nos municípios de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí e São Raimundo Nonato.

Essa ação é uma das estratégias para minimizar os indicadores de mortes neonatais (entre 0 e 27 dias de vida), que representam cerca de 60 a 70% da mortalidade infantil. De acordo com neonatologista Prof. Dr. Renato Lima, estudos apontam que a reanimação, definida de forma ampla como apoio especializado para uma transição bem sucedida ao nascer, tem sido um foco maior dentre os esforços para diminuir a mortalidade neonatal precoce.

“A implementação destas intervenções podem consistir em ações de baixo custo e com efetivo impacto sobre a qualidade da assistência ao RN no momento do nascimento e no transporte intra e extra-hospitalar, com significativa redução dos riscos para asfixia e morte”, explica.

O diretor geral do Hospital, Edmar Figueiredo, destaca a importância do Tibério Nunes sediar esta capacitação. “Somos uma unidade referência em alta complexidade neonatal na região sul. Ofertar e sermos parceiros de instituição de renome nacional para capacitar os profissionais de saúde é de suma importância para qualificar e trazer melhorias não só aos profissionais, mas para nossos pacientes e familiares, especialmente aos bebês recém-nascidos, que precisam de cuidados especiais, como aqueles que estão na UTIN”.

Em Floriano, serão em torno de 100 pessoas capacitadas, em grupos de seis a oito profissionais por dia, com carga horária de 8h.

Após Floriano, serão capacitados profissionais de São Raimundo Nonato, a partir do dia 22 de março. Na sequência, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

Programa de Reanimação Neonatal

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria pretende capacitar cerca de 350 profissionais de saúde dos hospitais e do SAMU no Piauí, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência ao recém-nascido. 

Na programação, são abordadas técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências, identificando anormalidades e tomada rápida de decisões na realização dos procedimentos necessários, a fim de garantir uma assistência segura aos bebês, além de abordar a realização do transporte intra- e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, com os profissionais do SAMU. 

O curso de Reanimação de RN e de Transporte de Alto Risco de RN pela SBP faz parte de um projeto de Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Os estudos se baseiam na “Análise do impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos resultados neonatais da mesorregião sudoeste do Piauí”.

Por Albano Amorim