08/03/2018 - 15h14
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Maternidade Evangelina Rosa promove a pacientes atividades sobre violência no Dia Internacional da Mulher

 MDER celebra o 08 de março com colaboradoras e pacientes

Tamanho da fonte Font minus   Font plus
Astrid Lages Maternidade Evangelina Rosa promove a pacientes atividades sobre violência no Dia Internacional da Mulher

Informação e esclarecimento. Estes foram os focos do Dia Internacional da Mulher que, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, está sendo comemorado com uma série de atividades. Logo cedo, as mães da ala B assistiram a vídeos, receberam folderes informativos acerca de violência contra a mulher e receberam esclarecimentos sobre seus direitos.

Segundo a assistente social da MDER, Josiana Braga, o que as mulheres mais precisam atualmente é de informação sobre os seus direitos, para que façam uso dos mesmos plenamente, especialmente acerca de violência. “Neste 8 de Março, estamos trazendo às nossas pacientes uma reflexão sobre a violência porque muitas delas sofrem com o problema e nem sempre denunciam por não saber toda a Rede de Atendimento que é oferecida a elas no Piauí”, explicou.

Ela destacou ainda que, hoje, foi o momento de estar informando a elas sobre o aplicativo Salve Maria - criado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Segurança - , sobre os telefones das delegacias, tanto geral como especializadas, bem como do Disque Denúncia 180 - criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita), todas ferramentas que viabilizam as denúncias.

Josiana também lembrou que o dia foi dedicado às colaboradoras, equipe engajadas e empenhadas em oferecer o melhor atendimento às parturientes e seus bebês. “Também nos homenageamos, pois vivemos situações diárias. Tivemos troca de presentes e um momento de destacar as qualidades de casa uma, como forma de melhorar nossa autoestima”, comemorou.

O diretor geral da maternidade, Francisco Macêdo, parabenizou as mulheres. “Todas as guerreiras da MDER, em seu dia, aquelas que, com sua sensibilidade e amor, fazem os nossos dias serem maravilhosos”, declarou, destacando que a Unidade Hospitalar trabalha incessantemente durante os 365 dias do ano para que as mulheres sejam atendidas cada dia melhor. “A mulher é a base da família. É mais do que merecido esse dia, principalmente a vocês que estão todo esse apoio e todo esse calor para seus filhos”, parabenizou.

Canguru
Já na Unidade de Cuidado Intermediários Canguru, como todas as datas, o dia foi comemorado com música e muita emoção. Mães e bebês, junto à equipe multidiscipMDERlinar percorreram todas as Alas, trazendo o clima de alegria para todas as pessoas, incluindo colaboradores, mães, bebês e acompanhantes.

Para a psicóloga, tutora no Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Lydia Pires, todas as datas são comemoradas. “Esse ambiente se torna a casa delas, algumas chegam a passar três meses e essas confraternizações mobiliza de forma positiva”, explicou Lydia.

Já a médica neonatologista Izabel Almeida usou um trecho da Bíblia para lembrar a importância da mulher do dia a dia. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar”,

O método
O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai. Isto ocorre de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru. Este contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

Autoria: Astrid Lages


20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.