14/03/2018 - 12h25
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Hospital de Luzilândia é o primeiro do interior a realizar cirurgia de vídeolaparascopia

Com a implantação do serviço, pacientes de Luzilândia, Joca Marques, Joaquim Pires, Porto e N. Sra dos Remédios serão atendidos mais próximos de suas casas.

Tamanho da fonte Font minus   Font plus

Com entrega de cerca de R$600 mil em equipamentos pelo Renova Saúde, o Hospital Estadual Gerson Castelo, em Luzilândia, vai poder oferecer cirurgias de vídeolaparascopia, sendo a primeira unidade hospitalar da rede estadual a realizar o procedimento no interior do Estado. Com isso, iguala-se ao Hospital Getúlio Vargas(HGV) e o da Polícia Militar(HPM), ambos em Teresina.

Na primeira etapa, que inicia nesta sexta(16) feira segue no sábado (17), vinte pacientes serão submetidos a um colecistectomia(retirada da vesícula),  procedimento cirúrgico minimamente invasivo e de alta complexidade. De acordo com Alderico Tavares, superintendente de Assistência à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, “a cirurgia representa menor risco de infecção ao paciente, resultando no retorno mais breve as suas atividades, como o trabalho, e com mais qualidade de vida”.

Os pacientes que passarão pela cirurgia estavam na fila de espera para serem atendidos em Teresina. Com a implantação do serviço, pacientes de Luzilândia, Joca Marques, Joaquim Pires, Porto e Nossa Senhora dos Remédios serão atendidos mais próximos de suas casas e com menor tempo de recuperação.

Para implantação do serviço, o Hospital de Luzilândia recebeu no início de março, além do sistema de vídeolaparoscopia, aspiradores de secreção elétrico móvel, autoclave horizontal de solo, camas hospitalares automáticas, cardiovesor, foco cirúrgico, eletrocardiógrafo e mesa cirúrgica elétrica. Os recursos para aquisição de equipamentos foram de emenda parlamentar dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer, dos deputados federais Assis Carvalho e Mainha, além de projetos da Secretaria de Estado da Saúde. 

Mutirão de cirurgias pediátricas
O Hospital Gerson Castelo Branco também participa do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, tendo atendido neste último final de semana(10 e 11) mais de 30 crianças, com consultas e cirurgias.

Na primeira etapa do Mutirão, realizado nos meses de novembro e dezembro, foram 317 cirurgias, incluindo as de catarata.

Por Graciene Nazareno


18/06/2018 as 13:18h

Municípios recebem equipamentos pelo Renova Saúde

Na solenidade, foram contemplados Marcolândia e Juazeiro. Anteriormente, 14 municípios já haviam recebidos equipamentos

18/06/2018 as 10:56h

Saúde e Ciaspi lançam programa de Ginástica laboral

Os servidores participaram de atividades nos setores

18/06/2018 as 09:10h

Instalação de 67 Unidades de Terapia Intensiva descentraliza atendimento no Piauí

Política de descentralização de leitos vem diminuindo o fluxo de pacientes que se deslocam à Teresina para receber tratamento

15/06/2018 as 13:31h

Saúde e Fazenda promovem festa junina

Arraial teve concurso de dança e muito forró

15/06/2018 as 09:47h

Piauí reduz 69,3% dos casos de dengue

Chikungunya teve redução de 90,6%

14/06/2018 as 12:47h

Evangelina Rosa aperfeiçoa serviço de refeições para conter desperdícios

Estima-se que a instituição obterá, em média, 40% de economia nos gastos com alimentação.