O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve em audiência hoje, 15, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, juntamente com o senador Ciro Nogueira, solicitando ampliação de serviços para o Piauí. Na pauta de reivindicações, a maior oferta de neurocirurgias na rede pública, assim como a estruturação de unidade hospitalar para cirurgias de cardíaca pediátricas, incluindo as de cardiopatia congênita.

A respeito das neurocirurgias, Florentino explica que seria um esforço conjunto “para que possamos realizar uma força tarefa de neurocirurgias nos hospitais da rede estadual, com o aporte financeiro do Ministério da Saúde”. Ele lembra que os Hospitais de Parnaiba e Floriano já realizam o procedimento, o que desafogua os atendimentos na capital.

Outra pauta foi a estruturação de uma unidade hospitalar da rede estadual para realização de cirurgias cardíacas congênitas. Também foram solicitadas a habilitação de novos serviços nos hospitais estaduais, aumento de bases do SAMU, com incremento de equipes e ambulâncias a ainda qualificação e capacitação profissional, por meio de parceria entre SESAPI e Hospital do Coração(HCor).

Por Graciene Nazareno