Graciene Nazareno Maternidade terá gestão com maior participação dos profissionais de saúde

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu na tarde desta segunda(26) os obstetras e a direção geral e técnica da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Na pauta, o compromisso conjunto em desenvolver uma série de ações para a melhoria contínua na qualidade da assistência à mãe e ao bebê, tendo como princípio o fortalecimento da gestão colaborativa entre a Secretaria, profissionais e a direção da Maternidade.

Apesar de ser uma unidade referência em alta complexidade em obstetrícia, mais de 50% dos partos realizados são de risco habitual, ou seja, de pacientes que poderiam ser atendidas nos municípios. Por conta disso, superlotação, grande rotatividade de insumos e medicamentos, além de sobrecarrega para os profissionais que atuam ali, trazem gargalos para a excelência na qualidade do serviço ofertado na Maternidade.

A reunião foi pautada nesse diagnóstico. Buscando um entendimento conjunto, o secretário fez o compromisso de “permanentemente abrir o diálogo com os profissionais, para que juntos, Secretaria e os profissionais da Maternidade, possamos fazer juntos uma Maternidade que efetivamente ela é: uma unidade referência em alta complexidade e uma das maiores do país. Não é justo que todos soframos com essa situação”.

Florentino apresentou como propostas a aquisição centralizada de medicamentos e insumos, a partir da Secretaria, além de compartilhamento de materiais com os demais hospitais da rede estadual, são medidas que já começam a operar no prazo de até 30 dias. Outra ação serão reuniões periódicas com a participação das duas instituições e os profissionais, que iriam avaliar o andamento do processo.

A reunião foi vista como positiva pelos profissionais, que elogiaram a postura do secretário em buscar esse entendimento. “O secretário foi aberto as nossas reivindicações, ouviu as nossas queixas, se comprometendo a resolver algumas situações em curto prazo e que não possível agora, fazer novos encontros, para discutir os problemas e achar soluções. A gente espera melhorias, com o compromisso dado”, afirmou a obstetra Ticiana Castelo Branco.

Além dos obstetras, participaram da reunião o diretor geral, Francisco Macedo, o diretor técnico, Marcus Bittencourt, o superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares, e os diretores da Saúde, de Organização Hospitalar, Neres Junior, e a Financeira, Juliana Souza.

Por: Graciene Nazareno