O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (7), um mutirão cirúrgico com o objetivo de beneficiar 30 pacientes com procedimentos na especialidade de cirurgia geral. Estão programadas intervenções de colecistectomia por vídeo (remoção da vesícula) e hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal).

O coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes, explica que as hérnias, por exemplo, podem causar dor e desconforto. "Essas ações são importantes, pois ajudam a otimizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos e agilizar esses procedimentos é proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas”, explica o cirurgião.

A diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, diz que os mutirões fazem parte das medidas da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para ampliar o volume de cirurgias. "A proposta é reduzir o tempo médio de espera por procedimentos eletivos e de urgência, sobretudo nas especialidades de maior demanda", completa a gestora..

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Rafael Neiva, destaca a importância dos mutirões e de sua continuidade. "Os mutirões são uma ótima saída para acelerar o fluxo de cirurgias e melhorar os atendimentos nos hospitais, em especial, no HGV. Uma ação que vai ser contínua", ressalta Neiva.

Além de Hamilton Fontes, também participam da mobilização os cirurgiões Francisco Cavalcante e William Wobber Cardoso; os anestesiologistas Alexandre Noleto e Corina Cardoso., além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

 

Autoria: Solinan Barbosa