Divulgação Hospital de Parnaíba inicia cirurgias com Videolaparoscopia

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, começa amanhã (7) a realizar cirurgias por meio de videolaparoscopia, que pretende aumentar em 20% o número de cirurgias realizadas no Hospital por mês. As técnicas, inéditas no Hospital, são minimamente invasivas e “sem cortes”, o que proporciona benefícios como recuperação mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor ao paciente. 


A realização dos procedimentos pelo SUS no HEDA foi possível graças a aquisição da videocâmara e equipamentos por meio do programa Renova Saúde, que prevê a modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual, dando mais resolutividade ao interior.


Segundo diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Neres Júnior, a expectativa do aumento no número de cirurgias por mês é graças, “a técnica proporciona um menor tempo no centro cirúrgico, então poderemos fazer mais cirurgias por dia, além de termos menos risco de infecção hospitalar por não haver cortes. Outro benefício é o menor período de internação, gerando maior rotatividade dos leitos, que ficarão disponível para outros pacientes”, comenta. 


O procedimento só era realizado em Teresina e com o processo de descentralização da Secretaria de Estado da Saúde é possível que pessoas no interior do Estado sejam atendidas sem o deslocamento para capital.

Além de Teresina e Parnaíba, a videolaparoscopia já uma realidade para o Hospital Gerson Castelo Branco, em Luzilândia e será implantado no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano e no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. 


Mutirão de Cirurgias Pediátricas

Neste final de semana, 7 e 8, também serão realizadas no Heda as cirurgias pelo Mutirão Pediátrico. No Hospital foi registrada uma grande procura pelos procedimentos, sendo que, a meta já foi superada, como explica a diretora geral, Adrizia Fontenele, inicialmente eram previstas 80 consultas e que devido o aumento da procura, serão realizados 150 atendimentos até o final de abril. “Atendemos até agora 95 crianças e aumentamos nossa capacidade para atender toda a demanda dessa região”, comenta. 


O projeto da Secretaria de Estado da Saúde pretende descentralizar a assistência para o interior e responder de forma rápida e resolutiva os pacientes que necessitam por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios. Os Mutirões devem atender mais de mil crianças de todos os territórios, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dez hospitais da rede estadual.

 

Por: Denise Nascimento