08/04/2018 - 10h01
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Hospital de São Raimundo Nonato realiza mutirão ortopédico e recebe tomógrafo

Desde 2015, o Hospital realiza semanalmente mutirões de cirurgias

Tamanho da fonte Font minus   Font plus
Fepiserh Hospital de São Raimundo Nonato realiza mutirão ortopédico e recebe tomógrafo

Nesta sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8) será realizado mais um mutirão ortopédico no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. A prática acontece desde 2015, em todos os fins de semana. A triagem foi realizada na última quinta (5). A unidade também recebeu um novo tomógrafo, um dos mais modernos do mercado, que possibilita baixas doses de exposição, excelente qualidade de imagem e ótimo desempenho de custo, aumentado o fluxo de atendimento de pacientes examinados.

O diretor do hospital, Rogério Castro, revela que em menos de três anos já foram realizadas 987 cirurgias, sendo que neste sábado acontece a de número mil. "Desde quando assumi a direção da casa, em 2015, implantamos os mutirões semanalmente, com uma média de 30 procedimentos. Isso acelera o fluxo e evita que os pacientes tenham que aguardar por muito tempo sentindo dores e tomando medicação", conta.

Rogério também explica que a chegada do tomógrafo vai ampliar a resolutividade do hospital e otimizar os serviços. "Agora com o novo tomógrafo, vamos realizar exames que antes não eram possíveis, evitando assim, que muitos pacientes sejam transferidos para Teresina", declara.

A diretora técnica da Fundação Hospitalar, Nara Nunes, relata que o novo tomógrafo, adquirido em sistema de locação, tem sistema de tomografia computadorizado, proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos em todas as partes do corpo e com uma dose de exposição menor. Ela destaca que a tecnologia AIDR 3D do equipamento assegura uma redução de ruído robusta, essencial para a obtenção de exames com doses ultra baixas no diagnóstico clínico por imagem na rotina de tomografia. "O tomógrafo adquirido pode ser aplicado de forma rotineira em todos os modos de aquisição clínica e é capaz de reduzir o ruído da imagem em até 50%, mantendo uma excelente qualidade de imagem, e resultando em uma redução de dose de até 75%", informou.

Nara acrescenta que o aparelho modula a exposição para cada paciente com base em um nível, pretendido e pré-definido, de qualidade de imagem. Quando combinado com processo coletivo AIDR 3D, a exposição aos raios-X é automaticamente reduzida antes do escaneamento. Ela ressalta que o equipamento apresenta sistema de reconstrução recém-desenvolvido, que suporta uma velocidade de reconstrução de até 15 imagens por segundo, permitindo um diagnóstico rápido e assim, ampliando o fluxo de pacientes examinados. "O novo tomógrafo possibilita baixas doses, excelente qualidade de imagem e ótimo desempenho de custo, aumentado o fluxo de atendimento de pacientes examinados, pois o tempo de resfriamento é eliminado, e dessa forma, mais exames podem ser realizados", revela.

Rafael Neiva, que assumiu a presidência da Fundação Hospitalar, falou da continuidade do aparelhamento dos seis hospitais administrados pela Fepiserh. "Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido nesses cinco meses, que modernizou o parque tecnológico das casas geridas pela Fundação. O HGV e o hospital de Picos receberam tomógrafos novos. Piripiri também teve aquisição do aparelho, e assim, aumentamos a capacidade resolutiva desses hospitais. Quem ganha é a população, que tem um atendimento mais rápido e com melhor qualidade", pontua.

Por Fepiserh


20/04/2018 as 11:24h

Piauí reduz em mais de 50% os casos de dengue de chikungunya

Saúde investe em ações e campanhas

20/04/2018 as 10:04h

Saúde confirma um caso de H1N1

A campanha de vacinação inicia na segunda, dia 23

20/04/2018 as 08:38h

HGV recebe visita técnica do Ministério da Saúde para habilitar serviços em alta complexidade

O HGV passará a oferecer assistência ao indivíduo com obesidade e realizar transplante hepático

20/04/2018 as 08:33h

Filas de espera reduziram até 50% no HGV após gerenciamento de leitos

Também será implantado o sistema online de Autorização de Internação

19/04/2018 as 13:02h

Planificação reorganiza atenção primária na Planície Litorânea

Segunda etapa terá início após pactuação

19/04/2018 as 11:16h

Florentino Neto passa por cirurgia e deve se ausentar por 15 dias

Quem assume no período é o médico e ex-secretário de Saúde, Telmo Mesquita.