O Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde, vai atender 47 crianças dos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal
e Benedito Leite(MA). A realização das cirurgias de pequeno e médio porte será nos próximos dias 14 e 15 abril, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

Essas crianças já tinham passado por uma triagem, que foi feita em março, no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Na triagem, mais de 170 crianças foram atendidas,  quando foram identificados os casos que necessitavam de intervenção cirúrgica, como de fimose e hérnia (umbilical e inguinal).

Nazaré da Silva, diretora geral do Hospital, explica que a realização do Mutirão só foi possível “com a parceria entre os dois Hospitais (Uruçuí e Floriano), que contou ainda com a Secretaria de Estado da Saúde, que nos deu todas as condições necessárias para isso fosse possível”, afirma. Para isso, continua ela, cirurgiões estiveram em Uruçuí para a triagem e que também estarão em Floriano para os procedimentos.

Os pais e responsáveis já receberam as orientações sobre as cirurgias, durante reunião realizada hoje, 10, na Câmara Municipal de Vereadores. De acordo com o coordenador de Enfermagem, Valdesio Azevedo, “repassamos informações sobre o pré e pós-operatório, em relação a alta. Também fizemos adequações no agendamento, como colocar irmãos no mesmo turno”.

As cirurgias serão realizadas no sábado (14), nos turnos manhã e tarde, e domingo (15), pela manhã, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que está totalmente preparado para receber os pequenos pacientes.

Por Graciene Nazareno