O Mutirão de Cirurgias Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde, já atendeu mais de 800 crianças em todo o Piauí desde que foi implantado, em março. O programa continua e neste final de semana (13 a 15 de abril) tem a meta de atender em torno de 100 crianças nas regiões dos territórios do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Cocais e Chapada das Mangabeiras.

O projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) pretende descentralizar a assistência para o interior e responder de forma rápida e resolutiva os pacientes que necessitam por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios. Os mutirões devem atender mais de mil crianças de todos os territórios, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dez hospitais da rede estadual.

A diretora do Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, Renata Fenelon, destaca a mobilização dos secretários de Saúde municipais da região na identificação das crianças que necessitavam de atendimento. Lá em Floriano, no Hospital Regional Tibário Nunes, serão atendidas as crianças de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal
e Benedito Leite(MA) que passaram pela triagem e serão submetidas aos procedimentos neste final de semana.

Agenda de consultas e cirurgias:

13 de abril - Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia

14 e 15 de abril - Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano

15 de abril - Hospital Regional João Pachêco Cavalcante, em Corrente

Para ter acesso aos atendimentos, os agendamentos são feitos via Unidade Básica de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, pelo SUS.

Por: Denise Nascimento