Os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o ritmo apressado do dia-a-dia, especialmente nas grandes cidades, são alguns dos fatores que colaboram para o surgimento de doenças relacionadas à Hipertensão Arterial. Uma doença crônica silenciosa e que atualmente atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença também já é identificada em pelo menos 5% das crianças e adolescentes.

Foi para fazer este alerta que profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Escola São Camilo, Universidade Federal do Piauí, Faculdade Estácio-Ceut – Centro Unificado de Teresina e o Shopping da Cidade em Teresina realizaram nesta quarta-feira 26, uma série de atividades para comemorar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, realizando consultas e palestras voltadas para os comerciantes do shopping e população em geral.

De acordo com a Valdite Barros, coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde, a hipertensão arterial tem se consolidado como um dos grandes problemas de saúde da população e que apesar das ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção à saúde, vem aumentado o número de pessoas com o diagnóstico “Temos pesquisas do próprio Ministério da Saúde que revela um aumento da doença mais em mulheres que em homens e que no estado do Piauí, cerca de 23,2% das pessoas com idade acima de 18 anos já apresentam os sintomas” alerta.

A Organização Mundial de Saúde – OMS alerta que cerca de 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta. No Brasil, os registros apontam que a hipertensão arterial tem sido responsável por, pelo menos 40% dos infartos. Mas apesar dos altos indicadores, as consequências graves deste agravo podem ser evitadas ou minimizadas na medida em que os hipertensos conheçam mais sobre a doença, tome atitude para mudanças de hábitos, especialmente os alimentares e cumpram à risca o tratamento indicado.

Saiba mais sobre a Hipertensão Arterial
A Hipertensão é uma doença multifatorial ocasionada por herança familiar ligada a fatores como maus hábitos alimentares, estresse e sedentarismo. Ela é caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias e aumenta consideravelmente o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC)
É importante que as pessoas diagnosticadas procurem o médico e comecem o tratamento correto. Outra orientação é o cuidado com os fatores de agravamento como má alimentação e sedentarismo. A hipertensão na maioria das vezes é assintomática, salvo às vezes em que há crise de hipertensão.

 

Por Albano Amorim