Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, especialmente da coordenação de equidade receberam na quinta-feira 12, a visita da chefe da divisão da atenção à saúde indígena do estado do Maranhão, Elmorane Nogueira Coelho – Distrito Sanitário Especial da Saúde Indígena - DIASI/DSEI/MA. A visita técnica foi motivada pela necessidade de trocar experiências e discutir projetos em comuns para o melhor atendimento à saúde da população indígena do Piauí e do Maranhão que procuram atendimento médico na Capital.

Elmorane Nogueira, argumenta que Teresina é referência em alta complexidades para grande parte do Maranhão, “o objetivo de nossa visita é estreitar os laços entre as duas equipes de técnicos, Piauí e Maranhão, discutir quais as ferramentas em comum para aproximar cada vez mais o que seria a política pública para atenção à saúde indígena... aqui temos uma CASAI – Centro de Apoio á Saúde Indígena, e Teresina é nossa referência para muitos procedimentos, especialmente em alta complexidade” explica.

Durante a visita, o coordenador de saúde e equidade, da Secretaria Estadual da Saúde do Piauí, Epifânio Ferreira, informou que as parcerias existentes entre os grupos técnicos dos dois estados, tem favorecido para o fortalecimento e para o reconhecimento da atuação dos gestores na atenção à saúde dos povos indígenas. E que o Piauí vem ampliando essas discussões já a bastante tempo, como o projeto “O Piauí Tem Índio Sim” lançado ainda em 2015 e que tem desenvolvido pesquisas, levantamento epidemiológico, além da qualificação dos profissional do SUS seja na atenção básica ou especializada que atuam diretamente com a população indígena no sentido de garantir um atendimento diferenciado tornando-o cada vez mais humano para essa população.

 

Por: Albano Amorim