Há dois anos entrava em funcionamento o Sistema Estadual de Transporte Eletivo, serviço que transporta, gratuitamente e diariamente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 29 municípios da região Entre Rios para Teresina. O projeto foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Banco Mundial. 

Nesse período, o Sistema de Transporte já beneficiou cerca de 190 mil passageiros, sendo 139.149  pacientes e 60.099 acompanhantes, que têm ida e volta garantida para realizarem consultas e exames na capital.

O serviço é executado em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), e administrado pela Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos.“O serviço tem garantido o deslocamento de usuários do SUS de municípios do Piauí para darem continuidade aos seus tratamentos na capital, de forma segura e confortável”, pontua Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Saúde.

O sistema dispõe de 22 micro-ônibus com ar-condicionado, adaptados para pessoas com deficiência e capacidade para 26 usuários. Para ter acesso ao transporte, a pessoa deve solicitar o agendamento na Secretaria da Saúde do seu município, com direito a passagem de ida e volta e acompanhante, no caso de crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Os municípios contemplados são Água Branca, Amarante, Altos, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, União, Palmeiras, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves, Miguel Leão, Curralinhos, Passagem Franca do Piauí, São Pedro do Piauí, Regeneração, Olho D’Água do Piauí, Nazária, Pau D’Arco do Piauí, Lagoinha do Piauí, Angical/São Gonçalo do Piauí, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Barro Duro, Agricolândia e Teresina.
 

 

Por Denise Nascimento