Iniciado ainda em 2016, o Programa Passo à Frente continua seu roteiro pelo Piauí. Dessa vez, vai beneficiar mais de 800 pessoas com entrega de equipamentos ortopédicos nos municípios de São Pedro, Miguel Leão, São Gonçalo, Angical, Santo Antônio dos Milagres e Agricolândia. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), o Programa tem promovido saúde inclusiva à população em boa parte do Estado. 

Como define o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. “Os projetos itinerantes têm muitas vantagens. Por exemplo, levar o atendimento bem mais perto das pessoas que precisam, ainda que encareça do ponto de vista da logística deste atendimento, mas uma parceria como a que estamos realizando com a SEID, tem trazido bons resultados para a saúde da população. Só temos a agradecer por isso”, ressalta.  

O Passo à Frente é realizado em três etapas: inicialmente, os municípios são mobilizados para agendarem pacientes. Depois, esses pacientes são convidados a virem para as consultas e medições de equipamentos ortopédicos. Na ultima etapa, são feitas entregas de equipamentos devidamente personalizados. 

Nesta sexta, 4, o município de São Pedro do Piauí recebe a 3ª etapa no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Serão entregues próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos pé diabético e cadeiras de rodas. 

Por Albano Amorim