07/05/2018 - 13h21
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

HGV realiza cirurgia neurológica complexa com sucesso

O procedimento foi possível através do Serviço de Hemodinâmica do HGV que está tratando aneurismas complexas

Tamanho da fonte Font minus   Font plus

Cirurgia neurológica que antes era realizada em outros estados foi realizada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) com sucesso. O procedimento foi possível através do Serviço de Hemodinâmica do HGV que está tratando aneurismas complexas, com resultado de excelência como o caso da paciente Maria das Dores da Silva Passos, 55 anos, que foi operada no dia 26 de abril e teve alta hospitalar na quinta-feira (3).

 

D. Maria das Dores tinha um aneurisma gigante, no topo da artéria basilar, principal artéria do tronco cerebral que é a estrutura que nos mantém acordados. “Qualquer lesão nessa artéria, leva o paciente ao coma e com uma vida vegetativa e depois ao óbito”, explica o neurocirurgião Arquimedes Cavalcante, coordenador da neurocirurgia do HGV.

 

Segundo Arquimedes, os casos que eram operados com tratamento convencional (cirurgia aberta), a maioria ficava com muitas seqüelas. “Era comum decidir com a família e a equipe médica apenas acompanhar o caso e deixar seguir a história natural da doença, geralmente o paciente vinha a óbito”, explica o neurocirurgião.

 

Ele diz que antes do HGV iniciar o Serviço de Hemodinâmica, alguns pacientes eram encaminhamos para tratamento fora de domicílio, em São Paulo, com custos elevados para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Agora com o Serviço de Hemodinâmica moderno, esses pacientes são todos tratados em Teresina, com resultados de excelência como o caso de D. Maria das Dores. Um Tratamento de alto custo,  mas oferecido gratuitamente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o médico.

 

Arquimedes explica ainda que, depois que o HGV passou a ser gerenciado pela Fundação Hospitalar, os processos de trabalho melhoraram e possibilitou  uma maior resolutividade nos casos neurológicos.

 

“Pacientes que aguardavam há dois anos por uma cirurgia neurológica estão sendo chamados. Isso vem acontecendo devido à Gestão da Clínica, que está permitindo uma otimização dos processos de trabalho, uma rotatividade maior dos leitos e, consequentemente, maior agilidade no atendimento”, destaca o coordenador da Neurocirurgia do HGV.

 

Por Fátima Oliveira


26/05/2018 as 18:03h

Hospital de Floriano realiza encontros para falar sobre gestação e pós-parto

Ação para reforçar os vínculos entre as pacientes e o ambiente da maternidade

25/05/2018 as 13:42h

Farmácia regulariza entrega de insulinas de longa duração

A Lantus já está sendo entregue aos mil pacientes

24/05/2018 as 16:53h

HGV se prepara para realizar a primeira cirurgia bariátrica em julho.

No HGV a expectativa para o segundo semestre são as cirurgias cardíacas.

24/05/2018 as 13:57h

Piauí reduz 82% casos chikungunya

Redução também nos casos de dengue

24/05/2018 as 13:35h

HGV terá cirurgias cardíacas e bariátricas

Recursos aprovados em CIB garantem o início das especialidades no Estado

23/05/2018 as 12:37h

Hospital de Luzilândia será ampliado

Gerson Castelo Branco já havia recebidos investimentos em equipamentos