10/05/2018 - 10h41

Dia D da vacinação contra da Influenza acontece nesse sábado (12)

Campanha vai até 1º de junho

Dia D da vacinação contra da Influenza acontece nesse sábado (12)

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) acontece neste sábado, 12, em todos os municípios e é mais um incentivo para reforçar a cobertura vacinal do público prioritário. A imunização vai até o dia 1º de junho de 2018 e estima-se vacinar no Piauí aproximadamente 800 mil pessoas.

A população deve ficar atenta ao público que deve buscar as unidades de saúde para que seja imunizado. Prioritariamente, serão vacinados:
    • indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
    • crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
    • gestantes e puérperas;
    • trabalhadores da saúde;
    • povos indígenas;
    • grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
    • professores das escolas públicas e privadas;
    • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
    • população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Não houve, por parte do Ministério da Saúde, a abertura da vacinação para toda a população, inclusive no dia D, que é voltada para os grupos mais vulneráveis, explica o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães. O dia D é feito para aquelas pessoas, dos grupos prioritários, que não têm tempo durante a semana de procurar uma Unidade de Saúde, então é escolhido o sábado por não ser um dia comercial, possibilitando que essa população possa ser imunizada.

O diretor esclarece que Ministério da Saúde, por problemas na produção da vacina, dividiu a distribuição das doses em sete etapas, para todos os estados. O Piauí recebeu até agora 63%, que já foram distribuídas para todos os 224 municípios do Estado.  Por conta disso, ele orienta que a população procure o cronograma da vacinação de suas secretarias municipais de saúde.

O público-alvo representa aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, tendo como meta atingir 90% da população nos grupos prioritários para a vacinação. O Piauí receberá do Ministério da Saúde 808 mil doses da vacina para cobertura estadual divididas em sete remessas, que serão distribuídas pelas Regionais de Saúde para que sejam repassadas aos municípios.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contudo algumas condições pessoais devem ser observadas, indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados e que tenham contraindicação para a vacina. Além disso, doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer uma doação.

Casos confirmados
A Secretaria de Estado da Saúde confirma 15 casos de Influenza H1N1, sendo que um evoluiu para óbito. Os dados foram apresentados pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG), que totalizaram 99 casos notificados.

A Saúde já disponibilizou de 20500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da Síndrome Respiratória aguda Grave.

Por: Denise Nascimento

26/05/2018 as 18:03h

Hospital de Floriano realiza encontros para falar sobre gestação e pós-parto

Ação para reforçar os vínculos entre as pacientes e o ambiente da maternidade

25/05/2018 as 13:42h

Farmácia regulariza entrega de insulinas de longa duração

A Lantus já está sendo entregue aos mil pacientes

24/05/2018 as 16:53h

HGV se prepara para realizar a primeira cirurgia bariátrica em julho.

No HGV a expectativa para o segundo semestre são as cirurgias cardíacas.

24/05/2018 as 13:57h

Piauí reduz 82% casos chikungunya

Redução também nos casos de dengue

24/05/2018 as 13:35h