A Farmácia de Componentes Especializados, da Secretaria de Estado da Saúde, retornou ontem, 24, a fornecer regularmente as insulinas de ação de longa duração. Esse tipo de insulina, como Lantus, atende a pouco mais de mil pacientes.  Em média, a Farmácia atende cerca de 20 mil pacientes por mês, em diversas especialidades.

De acordo com Jean Batista, diretor da Assistência Farmacêutica, dos 20 mil atendimentos mensais, cerca de 2300 pacientes são de diabetes. “Um pouco mais de mil pacientes faz uso da insulina Glargina, que é a Lantus. Outros pacientes utilizam as do tipo de ação rápida ou antidiabéticos orais”. 

Mais de 16 mil pacientes estão cadastrados na Farmácia, tanto em Teresina, como nas 11 unidades distribuídas pelo interior do Estado. Na capital, o atendimento é feito nos dois turnos, com agendamento prévio dos atendimentos.

A Assistência Farmacêutica faz o atendimento de aproximadamente 20 mil por mês, referentes a 73 protocolos clínicos e 184 apresentações farmacêuticas. Desses, para a assistência ao paciente diabético, pelo Programa Estadual, são 2.204 usuários cadastrados, com a dispensação de insulinas e hipoglicemiantes orais específicos.

 

Por Graciene Nazareno