O complexo do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, conta com um Centro de Parto Normal – CPN, especializado no atendimento às gestações de risco habitual, onde o parto natural é incentivado e realizado com equipe multiprofissional. Em média, são realizados 60 partos normais por mês, de pacientes vindas de diversos municípios da região sul do Estado.

Uma das diretrizes do CPN é o acolhimento humanizado, desde a chegada ao ambiente até a alta. A coordenadora da unidade, a enfermeira obstetra Ana Márcia Miranda, explica que são usados métodos e práticas para incentivar o parto natural. “O uso de equipamentos, como bola suíça, a massagem relaxante, banho com água morna, exercício respiratório, ações que estimulam a evolução natural do parto, com menos dores e estresses”, afirma.

Para reforçar os vínculos entre as pacientes e o ambiente da maternidade, agora foi adotada uma tradicional estratégia para acolhimento às mulheres: a conversa para falar sobre tudo que se relaciona a gestação. Em um momento em que as interações sociais são feitas mais em ambiente virtual, a proposta é aproximar-se mais das futuras mamães, conversando, tirando dúvidas e eliminando medos.

A enfermeira obstetra explica que “na roda de conversa, nós vamos falar sobre trabalho de parto, parto normal, humanizado, tirar as dúvidas das gestantes em geral, além das intercorrência que podem ocorrer durante a gravidez e ainda no pós- parto. Também será falado sobre os direitos e deveres das gestantes, como ter acompanhante nesse momento tão especial”.

Também serão apresentados os serviços na assistência às gestantes e aos bebês. “Vamos mostrar os alojamentos, o CPN, como é o atendimento. As equipes também vão mostrar o serviço de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, UTI Neonatal, caso o bebê precise”, conta Ana Márcia.

O Hospital de Floriano, além de ser uma referência na assistência em alta complexidade no interior do Estado, oferta também um serviço de excelência no atendimento materno-infantil. São dez leitos de UTI neonatal, o Centro de Parto Normal, com cinco leitos, a Casa da Gestante e ainda toda estrutura hospitalar para aqueles casos que demandem um atendimento especializado.

A primeira roda de conversa será realizada nesta segunda, 28, a partir das 8h, no Centro de Parto Normal, do Hospital Regional Tibério Nunes. A participação é livre, sem necessidade de inscrição, e é aberta a pacientes tanto do Hospital, como de unidades localizadas nos municípios vizinhos.

Por Graciene Nazareno