05/06/2018 - 12h14

Piauí é um dos pioneiros na elaboração de política sobre conflitos de interesses

Deve ser colocada em prática pelos fiscais estaduais e municipais

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) elaborou a política para arguição de impedimento em situações que configuram conflitos de interesse nas inspeções sanitárias realizadas no Estado. O Piauí está na lista dos primeiros estados na elaboração desta publicação. A criação do documento foi motivada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) durante processo de auditoria no Piauí, a fim de definir as diretrizes e melhorias das ações de saúde.

A política deve ser colocada em prática pelos fiscais estaduais e municipais, naquelas situações em que os mesmos se declararem impedidos de atuar em nome da ética e da moralidade, como por exemplo, quando haja interesse direto ou indireto no processo de inspeção. “Nesses casos, os fiscais preenchem a declaração de impedimento funcional, apresentando sua justificativa plausível para a não participação em determinado processo de inspeção, no qual o fiscal fica dispensado desta atividade”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

O documento foi apresentado para os fiscais do Estado, bem como para os fiscais municipais durante o curso de capacitação de vigilância sanitária em inspeção de serviços e produtos. “Foi um momento para mostrar aos profissionais a necessidade de instauração desta Política, as situações de conflitos que impedem o fiscal de integrar um determinado processo de inspeção e apresentado um modelo para efetivação da politica junto as VISAS municipais”, finalizou a diretora.

Por Cyntia Veras

20/06/2018 as 14:09h

Criança tem garantido tratamento para cardiopatia congênita

Todos os procedimentos foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Tratamento Fora de Domicílio(TFD)

20/06/2018 as 13:12h

Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

Estão sendo capacitados profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior.

20/06/2018 as 10:09h

Governo realiza investimentos para melhoria da saúde em Picos

O assunto foi tema de reunião entre equipe do Estado e gestores do município.

19/06/2018 as 13:39h

HGV será exemplo de Ensino para outras unidades de saúde do Estado

O desejo é que o modelo seja replicado para todas as unidades de saúde

19/06/2018 as 12:05h