Pascoal Florentino Neto recebe título de Cidadania Teresinense

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu ontem, 7, Título Honorífico de Cidadania Teresinense, na Câmara Municipal de Teresina. O título foi uma preposição do vereador Prof. Zé Nito(MDB) e aprovada por unanimidade pela Casa.

O título foi concedido a Florentino Neto pelos serviços relevantes que vem desenvolvendo desde 2017, à frente da Secretaria de Estado da Saúde. “Sinto-me honrado pelo Título de Cidadão Teresinense. Agradeço em especial ao vereador Zé Nito e todos os vereadores da Casa pela a homenagem e reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo, que é mais um incentivo para continuarmos trabalhando cada vez mais pela Saúde de nosso Estado e de Teresina também”, afirma.

A rede hospitalar na capital recebeu, pelo Renova Saúde, mais de R$4,5 milhões em equipamentos, contemplando os Hospitais Getúlio Vargas, da Polícia Militar(HPM) e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu bombas de infusão, monitores multiparâmetro, aspiradores de secreção elétricos móveis, eletricocardiógrafo, coposcópio, incubadoras microprocessadas para cuidados intermediários e aparelhos para fototerapia.

A ampliação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN) aumentou a resolutividade na assistência neonatal, com a oferta de 64 leitos para aqueles bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.

No HGV foram entregues eletrocardiógrafos, mesas cirúrgicas elétricas e bisturi ultrassônico. Além disso, foram abertos 30 novos leitos de internação, que agora passa a contar com 349 leitos ativos.

Outro avanço: o Hospital que já tem garantido R$ 3,8 milhões para a implantação da Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca, que deve começar nos próximos 45 dias.

Com isso, o HPM, por exemplo, vai poder ofertar cirurgias de videolaparoscopia, aumentar a quantidade de cirurgias, especialmente as de ortopedia, utilizando recursos mais modernos e com maior impacto e resolutividade na assistência ao paciente. Com esses equipamentos, o Hospital vai poder se estruturar para inaugurar os 10 leitos de UTI no hospital, com mais 10 leitos.

Florentino Neto também firmou uma cooperação técnico-científica, entre o Governo do Piauí e o Hospital Infantil da Filadelfia/EUA, para implantação de um centro especializado no tratamento cirúrgico de epilepsias. O centro de referência será implantado no Hospital Infantil Lucídio Portela, que é a unidade referência para alta complexidade em pediatria no Piauí. Com isso, o projeto vai permitir a qualificação de equipe de profissionais e adequação de espaço físico.

Por Graciene Nazareno

Arquivos anexos (1)