James Almeida Mais de 300 pessoas com deficiência são beneficiadas em José de Freitas

O Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) entregou hoje, 7, em José de Freitas mais de 300 peças ortopédicas para pessoas com deficiência. 

O pintor Ivan Sousa agora pode retomar ao seu trabalho, ele recebeu uma prótese pelo Passo à Frente. “Minha vida melhorou bastante a partir desse momento, estava sem conseguir caminhar e sem conseguir me movimentar direito. Agora vou poder voltar a pintar e andar”, diz o beneficiado pelo Passo à Frente. 


Foram beneficiadas as pessoas dos municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves e União, que receberão próteses, órteses, coletes, botas, palmilhas, andadores, bengalas, sapatos do pé diabético e cadeira de rodas.


“Ver a emoção de uma pessoa que precisa recebendo essas órteses e próteses é um dos motivos pelos quais trabalhamos cada vez mais e buscamos melhorar os serviços ofertados a toda população” comenta Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Integral à Saúde.

O Passo à Frente já beneficiou mais de 4.500 pessoas, em mais de 80 municípios. Em formato itinerante, o Programa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses. Foi implantado em 2016, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, que disponibilizou uma oficina itinerante adaptada num caminhão, para confecção e ajustes das órteses e próteses.


“Não teria condições de comprar, o Passo à Frente proporcionou que eu e várias outras pessoas pudéssemos ter esses equipamentos que ajudam na nossa mobilidade e qualidade de vida”, diz Francinete Pereira é de José de Freitas, que hoje recebeu colete, órtese e bengala.

O Programa agora segue para Corrente, atendendo os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo de Gurguéia, Parnaguá, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí e Gilbués. Serão mais de 400 órteses e próteses entregues à população.

Por Denise Nascimento