A fim de gerar um ambiente de trabalho valioso em discussões ligadas à nutrição hospitalar e consequentemente, favorável a uma melhoria significativa de assistência aos pacientes de UTI, o Hospital Infantil Lucídio Portela fará a transmissão do Nutribunal 2018, evento que está inserido no Congresso Ganepão 2018, realizado em São Paulo e transmitido on-line e "ao vivo" para diversos pontos do país. A transmissão será nesta quarta-feira (13), das 12h30 às 14h, no auditório do hospital. O público alvo são profissionais da Saúde que trabalham em UTI e nutricionais que trabalham com terapia intensiva. 

A desnutrição é frequentemente encontrada no ambiente hospitalar. Muitas vezes negligenciada, apesar de afetar desfavoravelmente a saúde da população, a desnutrição apresenta como principais complicações: pior resposta imunológica, atraso no processo de cicatrização, risco elevado de complicações cirúrgicas e infecciosas, maior probabilidade de desenvolvimento de lesões por pressão, aumento no tempo de internação e do risco de mortalidade. Fora isso, acarreta considerável aumento dos custos hospitalares. A taxa de desnutrição varia entre 20% e 50% em adultos hospitalizados e durante a hospitalização esta condição piora progressivamente principalmente em idosos e pacientes críticos, segundo dados da Brazilian Society of Parenteral and Enteral Nutrition (BRASPEN).

A transmissão é patrocinada pela marca Nestlé e tem como convidados, três profissionais da área: Guilherme Duprat, Melina Castro e Diogo Toledo, que irão abordar vários questionamentos sobre nutrição hospitalar, e com seus pontos de vista, convencer a platéia que assiste, que seus métodos são os mais resolutivos para as questões colocadas. Haverá interação on-line, com moderação do apresentador Serginho Groisman. Também será apresentada a campanha "Junho Verde", realizada pela BRASPEN.

Para o presidente da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), que administra o Hospital Infantil, é uma ação louvável por parte dos organizadores do evento. "Agradecemos à Nestlé, ao Congresso Ganepão e especialmente, a supervisora-geral do Serviço de Nutrição do Hospital Infantil, Náquia Franco Oliveira, pelo empenho em conseguir disponibilizar a transmissão no hospital, assim como o Dr. Vinicius Pontes, diretor do HILP, por acreditar que capacitando toda equipe haverá uma melhoria no atendimento e consequentemente, mais qualidade de acolhimento aos pacientes", destaca Neiva.