A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), apresentou aos servidores desta instituição o programa de Ginástica laboral para o Servidor. Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, já havia recebido a equipe que vai conduzir os trabalhos aqui e hoje, dia 18, os servidores realizaram exercícios no pátio e receberam dicas para uma melhor postura.

“Uma oportunidade para proporcionarmos um ambiente cada vez melhor aos nossos servidores, com prática laboral e um ambiente mais harmonioso entre os colegas de trabalho”, afirma o secretário.

São esses resultados que o programa pretende alcançar, como explica Bruno Dias, coordenador do programa Bem-Estar do Servidor da Secretaria de Administração. “O programa ajuda o servidor a ter melhor qualidade de vida e de trabalho, os exercícios que fazemos evitam lesões, fadiga muscular e melhorar o relacionamento dos servidores”.

O que é o Programa Bem-Estar? 

Programa que ajuda o servidor até a melhor qualidade de vida e trabalho, sendo trabalhado em duas vertentes: PPA é o Programa de Apresentação Preparação para Aposentadoria, e o de Ginástica Laboral.  

A Ginástica Laboral é feita para o servidor, para evitar as lesões, fadiga muscular e melhorar o relacionamento entre os servidores e no ambiente de trabalho em geral.  

Como é o funcionamento?

Após uma pesquisa, vamos apresentar os dados referentes as condições dos servidores, como se eles sentem dor na coluna, nos membros inferiores, com isso, será feito um programa de ginástica laboral. 

Após esse momento, a equipe vai a cada setor para desenvolver as atividades, que deve durar de cinco a sete minutos. Pela avaliação, serão trabalhados mais os membros inferiores e dor de coluna. A proposta é mexer todo o corpo, com foco incialmente na lombar. 

Duração do projeto 

É uma atividade contínua, porque o trabalho com o servidor também é continuo.  O projeto vai permanecer na Secretaria por um bom tempo e a pretensão é expandir para os hospitais da rede estadual, tanto da capital como do interior do Estado. 

Por Ascom