O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi elogiado e será exemplo de Hospital de Ensino para outras unidades de saúde do Estado.  Para o vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Sousa, o HGV tem servido de exemplo de receptividade e acolhimento aos alunos e o desejo é que o modelo seja replicado para todas as unidades de saúde onde a UESPI atua. A decisão aconteceu durante reunião, nesta manha de terça-feira (19), com a direção do HGV e representantes da Universidade e Hospitais Estaduais.

Na ocasião, a diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, apresentou o modelo de ensino que é desenvolvido na instituição e enfatizou que o olhar é de parceria e que a Universidade veio para somar e que tem contribuído muito com as ações e serviços dentro do Hospital. “Nosso papel enquanto gestora, é abrir as portas para a UESPI, que é uma Instituição de ensino que só veio para somar e acrescentar”, destaca Garcêz.

Para o vice-reitor, Evandro Sousa, o objetivo é que o modelo seja ampliado para os outros hospitais do Estado. Evandro Sousa, agradeceu o apoio recebido pela direção do HGV e diz que a reunião deve-se ao fato da Universidade está com dificuldades em outras Unidades de Saúde e que o HGV tem feito um trabalho de parceria com a Instituição. "Temos o HGV como exemplo de receptividade", destaca o vice-reitor.

Para o pró-reitor, Geraldo Luz, o objetivo é fazer cumprir a Lei que viabiliza tanto o Hospital Getúlio Vagas como outros Hospitais do Estado a funcionarem como campo de Ensino da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). "Queremos que a Lei seja cumprida e que o modelo do HGV seja replicado para as outras instituições", destaca Geraldo Luz.

Participaram também da reunião, o superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Alderico Tavares, os pró-reitores Barbara Melo e Pedro Júnior.

Além do diretor do CCS, Jesus Abreu e o coordenador do Curso de Medicina, Ednaldo Miranda, representantes de hospitais estaduais como a Major Aparecida Batista, representando o Hospital da Polícia Militar; a diretora geral do Hospital Natan Portela, Maria de Lourdes. A reunião foi coordenada pela  professora do Núcleo de Pós-graduação do CCS/UESPI, Celina Castelo Branco.

Por Fátima Oliveira