James Almeida Saúde capacita profissionais para urgências cardíacas

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou hoje, 20, a capacitação de 24 profissionais que atuam nos prontos atendimentos dos hospitais da rede estadual, tanto da capital como no interior. A capacitação só foi possível graças à disponibilização de equipamentos, como desfibrilador/cardioversor e monitor multiparâmetro, para os atendimentos de urgência e intercorrências.

Com o treinamento, “os pacientes terão melhor assistência, numa parada cardiorrespiratória, uma vez que com um cardioversor, teremos um suporte adequado para que equipe de Enfermagem e Médica possam fazer a ressuscitação do paciente”, explica o superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares.

Os desfibriladores/cardioversores podem ser usados em pacientes adultos, pediátricos e/ou neonatais, que necessitem de uma reordenação das funções elétricas do coração. Para isso, são aplicadas descargas elétricas no músculo cardíaco. Os monitores multiparâmetros servem para o monitoramento de sinais vitais desses pacientes.

Alderico explica ainda que a equipe capacitada será multiplicadora nas unidades contempladas:
Hospital de Luzilândia
Hospital de Amarante
Hospital de Campo Maior
Hospital de Porto
Hospital de Simplício Mendes
Hospital de São João do Piauí
Hospital de Corrente
Hospital de Barras
Hospital de Parnaíba
Hospital de Valença
Hospital de Curimatá
Hospital de Canto do Buriti
Hospital de São Miguel do Tapuio
Hospital de Demerval Lobão
Hospital de São Raimundo Nonato
Hospital de Bom Jesus
Hospital de Esperantina
Hospital de Floriano
Hospital de Oeiras
Hospital de Uruçuí
Em Teresina, nas unidades: Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Areolino de Abreu, Hospital do Mocambinho e Hospital da Polícia Militar.

Por Graciene Nazareno