O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN) de Floriano em parceria com o Curso de Enfermagem da Faculdade de Floriano (FAESF) realizou de 08 a 12 de outubro o Projeto "No Hospital também sou Feliz!" em comemoração a Semana da Criança.

O projeto visa implementar os princípios da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando as práticas de saúde, provocando mudanças na maneira de ver, cuidar e gerir a questão do cuidado, melhorando a qualidade da saúde do cliente. O projeto foi desenvolvido na Clínica Pediátrica através de ações que envolveram brincadeiras, músicas, teatro de fantoches, apresentação de palhaços, contação de histórias infantis, pinturas e entrega de presentes.

De acordo a mãe da paciente Ana Júlia, Raylene Carvalho, estas ações contribuem para amenizar o sofrimento e o estresse causado pelo processo de internação hospitalar, seja nas crianças ou nos acompanhantes que participam do mesmo processo.  “Acredito que mais ações como essas deveriam ser desenvolvidas, não só na pediatria, mas em todas as alas. Minha filha estava com bastante dificuldade até para conseguir sentar, por conta do seu problema de saúde, mas depois que viu a empolgação das outras crianças e uma mesa para pintura de desenhos ela disse: - mãe eu vou sentar na cadeira azul. E sentou  e ficou pintando os desenhos”, disse a mãe da pequena Ana Júlia emocionada.

Este evento é apenas uma das várias ações realizadas no Hospital Regional Tibério Nunes durante a Semana da Criança. Outro projeto social que teve um grande destaque foi o "Palhaçaria” que contou com a participação de atores de um grupo local, convidados a participarem das atividades para divertir a criançada com apresentações teatrais.

As atividades envolveram profissionais, crianças e acompanhantes, visando a melhoria do acolhimento e cuidado dos pequenos pacientes durante a estadia em nosso hospital.

Por Elisângela Pegado