O Ministério da Saúde realizou uma avaliação global no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, nesta quarta-feira (12), e aprovou o funcionamento da casa, desde o quadro de pessoal, serviços oferecidos e instalações físicas, concedendo a instituição o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC). Com a habilitação, o hospital passa a receber mais recursos e com isso, melhora ainda mais a qualidade dos atendimentos. O Chagas Rodrigues recentemente conseguiu habilitar sua UTI e sua maternidade em Centro de Parto Normal (CPN).

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Piripiri é referência em parto humanizado, sendo referência para toda rede hospitalar estadual.

Bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.

Nascer em Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno. A duração média do aleitamento materno exclusivo (oferta apenas de leite materno para a criança até o 6º mês de vida) em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em Hospital Amigo da Criança. A pesquisa revelou ainda que nascer em hospitais com o título aumenta em 9% a chance de o recém-nascido ser amamentado na primeira hora de vida.

Para diretora do Hospital Chagas Rodrigues, Nádia Costa, a habilitação é uma conquista de muita relevância para rede hospitalar e especialmente para comunidade da região. "Estamos muito contentes com mais esse êxito. Já somos referência em parto humanizado e agora poderemos nos aprimorar ainda mais com a chegada de mais recursos. Toda equipe da casa tem se empenhado para atender todas as demandas de atendimento. Vamos continuar nos dedicando para o credenciamento de novos serviços", comenta.

Por   David Carvalho