Equipes técnicas das Secretarias de Estado da Saúde e Justiça reuniram-se hoje (4) para apresentar o calendário de implantação do plano de ação de combate e prevenção da tuberculose à população privada de liberdade no Piauí. 


No período de 14 a 17 de janeiro, será realizada a busca ativa nas Unidades Prisionais. A prioridade será naquelas unidades onde casos recentes de tuberculose foram confirmados. Para isso, além de verificar o esquema vacinal, serão coletados soro e escarro e, em parceria com o Laboratório Central (Lacen), será feita a análise do material. 


Segundo a gerente de Atenção Básica, Dília Falcão, “o primeiro momento começa com a coleta imediata dessas amostras para iniciar imediatamente o tratamento, caso haja caso de tuberculose confirmado. Seguido isso, continuaremos com o plano de ação trabalhando a prevenção e promoção da saúde para evitar novos casos”. 


A ação acontece por meio do programa do Governo Federal, em parceria com diversas instituições, intitulado “TB nas Prisões”. A ação é trabalhada focando o lado educativo e feita em conjunto com a Secretaria de Justiça e ainda neste mês será implantado um plano de ação para fazer busca ativa constante dessa doença em todos os presídios do Piauí. 


A coordenadora de saúde da Sejus, Nayla Araújo, explica que a Justiça vai garantir a segurança da equipe nos presídios além de selecionar os privados de liberdade para a triagem.

Por Denise Nascimento