Janeiro é o mês escolhido mundialmente para conscientização sobre a hanseníase, conhecido como “Janeiro Roxo”. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde promove atividades de capacitação, educativo e de conscientização sobre a doença, que envolvem a sociedade e órgãos públicos. O Estado ainda apresenta um parâmetro muito alto de incidência por dez mil habitantes, requerendo mais atenção dos profissionais e pacientes, para o tratamento e cura da doença.

Dados apontam que em 2017 foram detectados 1.068 casos novos de hanseníase no Piauí, representando 33,2 por 100.000 habitantes, considerado parâmetro muito alto. Já em 2018, os dados parciais apontam uma leve queda: 962 casos, representando 29.7 por 100.000 habitantes, porém ainda considerado como parâmetro muito alto. O tratamento para a doença é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades básicas de saúde em todos os municípios. 

A supervisora da hanseníase no Estado, Eliracema Alves, orienta que “é importante convencer os familiares e pessoas próximas a um paciente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família, nem pelos parentes próximos e amigos”. 

A Secretaria, juntamente com parceiros, reforça o trabalho educativo e realiza o II Workshop Estadual sobre Hanseníase. O evento é gratuito, aberto ao público, e ocorrerá no dia 28 de janeiro, a partir das 8h no auditório do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

O Workshop será realizado com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Fundação Municipal de Saúde, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e Conselho Estadual de Saúde. 

Janeiro Roxo – Prevenção da Hanseníase
Neste ano, o dia 27 de janeiro é comemorado o Dia Nacional e Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. A data é celebrada sempre no último domingo de janeiro e reforça o compromisso em controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento correto, difundir informações e diminuir o preconceito a cerca da doença.

Para lembrar a data, o Palácio de Karnak está iluminado com cor roxa. 

Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.

Por Denise Nascimento