Amanda Dourado Piauí ganha mais um hospital que realiza transplantes de órgãos

Os piauienses contam com mais um unidade de saúde que realiza transplantes de órgãos, é o Hospital Unimed Primavera, que no mês de fevereiro realizou o seu primeiro transplantes de rins inter vivos.

 

A responsabilidade por conduzir o processo, foi o médico nefrologista Avelar Alves da Silva e sua equipe multidisciplinar. A paciente transplantada, Rosângela Paeslandim, recebeu o rim de seu irmão Antonio Marcos Araújo e passa muito bem. “ Estamos acompanhando tanto doador como receptora, que já tiveram alta hospitalar e estão com o quadro de saúde muito bom”, disse o médico nefrologista Avelar Alves.

 

No mês de março será feito outro transplante de rim inter vivos na unidade, que também pretende implantar o transplante de córnea. “ Sem a ajuda da Central Estadual de Transplantes não teríamos conseguido trazer  esse serviço para o nosso hospital, que em breve também contará com a cirurgia de transplante de córnea”, lembra o médico.

 

Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí, Dra Lourdes Veras, a nova unidade transplantadora aumenta as chances de quem está na lista de espera por um órgãos. “ É muito importante termos a parceria da rede privada de saúde nesse processo de transplantes, pois muitos pacientes estão aguardando por uma doação. Essa nova unidade vai nos auxiliar a diminuir esses números”, afirma.

 

Hoje no Piauí, 368 pessoas estão a espera de um transplante de córnea e 269 aguardam por um rim. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “ Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica a assistente social Rosa Carmelita.

 

Na rede pública estadual de saúde, os transplantes de rim e córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas. 

Por Amanda Dourado