Como parte do processo de qualificação da assistência hospitalar com foco no atendimento e na segurança dos pacientes nos hospitais da Rede Estadual do Piauí, equipe do Ministério da Saúde e equipe do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), estiveram reunidos na Secretaria de Estado da Saúde com o secretário Florentino Neto e equipe de médicos para discutir o projeto Reestruturação de Hospitais Públicos/RHP.

O projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). É formado, por uma equipe multiprofissional que realiza visitas mensais às instituições e trabalha questões relacionadas a qualidade e segurança dentro das instituições como melhoria e reestruturação de processos.


 

Dentre os objetivos da visita estão à aproximação da equipe, pactuação do plano de ação que contempla melhoria, qualificação, e estruturação do núcleo de segurança do paciente, planejamento estratégico e gestão do Hospital Natan Portela, contemplado pelo PROADI-SUS. No Piauí,  o Programa também inclui o Hospital Universitário e a Maternidade Wall Ferraz.

Segundo Ana Maria Cândido Lacerda, representante do Ministério da Saúde, da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar, “a equipe do projeto dará suporte para que os hospitais possam oferecer atendimento com foco nos pacientes, com a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde”, destaca.

Por: Elis Pegado