A Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Estado da Saúde, regulariza o fornecimento da insulina glargina, mais conhecida por Lantus. Com esta aquisição, a insulina está garantida para os próximos seis meses, atendendo cerca de 1.100 pacientes mensalmente, informou a diretora da unidade, Wanda Avelino.

“O processo de aquisição obedece aos trâmites legais da administração pública, que muitas vezes não têm uma celeridade que gostaríamos. Nosso empenho é para a manutenção de estoque, garantindo que não haja falta”, explica a gestora.

De acordo com ela, somente em Teresina, são dispensadas mensalmente 3.200 unidades da solução injetável, com apresentação de 100 U/mL. 1.100 pacientes mensais. A diretora explica ainda que os pacientes pode agendar seu atendimento na Farmácia. “O atendimento ocorre nos dois turnos, manhã e tarde, com prévio agendamento. O paciente pode ficar tranquilo, que ele terá a sua insulina entregue regularmente”.

A Lantus é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia.  

A Assistência Farmacêutica funciona nos turnos manhã e tarde, atendendo cerca de 20 mil usuários, com a dispensação de mais de 200 medicamentos. A unidade está localizada à Rua 24 de Janeiro, 124, Centro/Norte, próximo à Praça da Liberdade, em Teresina.