O Governo do Estado do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Instituto Albert Einstein realizam de hoje (09/07)  até a próxima sexta-feira (12/07), na cidade de Floriano um encontro para apresentar a proposta do PlanificaSUS às Secretarias Municipais de Saúde que fazem parte dos 16 municípios da região Entre Rios Piauí/Itaueiras. A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, da Sesapi, Cristiane Moura Fé representa o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto no evento.

O município de Floriano foi selecionado para ser o pólo de implantação desse projeto, que irá atender à rede primária e secundária de saúde. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, da Sesapi, Cristiane Moura Fé, o tempo de execução do projeto são 18 meses, com conclusão em dezembro de 2020. “ Neste período uma equipe do Hospital  Albert Einstein irá passar uma semana de cada mês em uma Unidade Básica de Saúde”, afirma a diretora. Além da equipe do  Hospital Israelita Albert Einstein técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde também estarão prestando auxílo às UBS selecionadas.

“É um trabalho de extrema importância para o Estado, onde será feita uma reorganização da atenção primária dos municípios e a integração da atenção primária com atenção ambulatorial especializada contando com toda a implementação de trabalho de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, do Instituto Albert e das secretarias de saúde dos municípios envolvidos”, afirma Cristiane Moura Fé.

Segundo ela, é um importante trabalho para organizar a linha de trabalho obstétrica e neonatal com vistas à melhoria da prestação de serviço aos usuários do SUS do Piauí.  “O intuito é aliar a teoria à prática, por isso estaremos trabalhando diretamente nessas unidades”, lembra Cristiane Moura Fé.

Os municipios selecionados para participar do PlanificaSUS  foram:  Floriano, Canto do Buriti, Jerumenha, Itaueira, Nazaré, Francisco Ayres, São Francisco, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Brejo, Eliseu Martins, Pajeú,  Guadalupe, Landri  Sales, Marcos Parente e Manoel Emídio.