Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) estiveram reunidas, nesta quinta-feira(22), com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, para firmar uma parceria para o projeto “Mente Cidadã Família Vulnerabilidade e Saúde Mental”, que visa realizar ações que possam auxiliar os pacientes com transtornos mentais do estado, além de seus familiares.


A primeira ação acontecerá no mês de setembro, no Hospital Areolino de Abreu, junto com a campanha “Setembro Amarelo”, que visa a prevenção do suicídio. “A SESAPI é imprescindível nessa ação, porque a intenção da Defensoria é aproximar o serviço de atenção judicial e extrajudicial, nos pontos de atendimento de pessoas com transtornos mentais. Juntos vamos articular uma série de ações, para discutir um fluxo de atendimento social e jurídico às pessoas com transtorno mental”, enfatiza defensora pública Patrícia Monte.

 

A Secretaria de Estado da Saúde se colocou a disposição da Defensoria Pública Estadual, como parceira para a execução desse projeto, que visa uma maior sensibilização na participação das ações de transformação social, as pessoas com transtorno mental que estejam ou não internadas e também aos familiares delas.

 

Vamos auxiliar esta articulação entre os órgãos, no sentido aprofundar essas políticas públicas de grande relevância social. A SESAPI vai disponibilizar equipes para a operacionalização das ações, através das Gerências de Saúde Mental, Atenção a Saúde, Atenção Básica e Vigilância em Saúde e das Coordenações de Equidade,  Saúde da Mulher,  Adulto Idoso, Doenças Transmissíveis e da Criança e do Adolescente”, afirmou a coordenadora de Saúde Mental, Virgínia Pinheiro.

 

Por: Amanda Dourado