Mães participaram de um “mamaço” nesta última quarta-feira (28), na Ponte Estaiada,  zona Leste de Teresina. A iniciativa faz parte do encerramento das atividades em comemoração ao mês de amamentação, o Agosto Dourado.

O principal objetivo da ação é incentivar e conscientizar sobre a importância da amamentação tanto para as mulheres, quanto para os bebês. Ao logo deste mês, diversas ações foram realizadas simultaneamente no Piauí, voltadas ao aleitamento materno, como explica a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz.

“Fizemos ações simultâneas em todo o Estado. De Teresina a Parnaíba todas as atividades pró-aleitamento foram feitas no mês de agosto. Então convidamos todas as mães e parceiros que participaram dessas ações para um mamaço, que é um momento para chamar atenção da sociedade”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a ação promove uma rede de apoio à mulher, já que muitas delas se sentem constrangidas ao amamentar em público os seus filhos. “Se a mulher não tiver uma rede de apoio dando suporte, ela não consegue estabelecer a amamentação. As mulheres se surpreendem sendo constrangidas no seu direito de amamentar, então a ação é uma forma de a gente mostrar para sociedade que isso é um ato livre e que ela pode fazer em qualquer lugar”, concluiu.

Mariane Hellen Torres Dantas, mãe da pequena Laura de 6 meses, fala da importância da amamentação para a filha. “O leite materno é um alimento que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável das crianças. A Laura já é minha segunda filha. Amamentei meu primeiro filho até os dois anos, e ele é uma criança saudável que dificilmente fica doente. Também fiquei alguns meses doando leite, pois acho ser de grande importância poder doar o leite para uma criança que por algum motivo a mãe não pode amamentar. É um ato de amor”, diz a mãe.

A campanha é também mundialmente lembrada na Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Piauí, assim como em todo o país, as ações devem permanecer até o final do ano.

Por: Elis Pegado