Junior Leal  Farmácia do Povo conta com posto de atendimento na Universidade Federal

Aqueles pacientes que fazem tratamento contra acne grave, asma, dislipidemia e doença de Alzheimer contam com atendimento da Farmácia do Povo numa unidade descentralizada na Universidade Federal do Piauí(UFPI). O posto é um dos mais de 20 pontos disponibilizados no Estado para facilitar o acesso aos medicamentos de componente especializado.

Conhecida como Farmácia Escola, a unidade segue as mesmas normativas, protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde e adotadas também em todas as Farmácias do Povo, da Secretaria de Estado da Saúde. O que muda é a comodidade de oferta de mais um ponto de atendimento.

O professor Dr. Everton Araújo, coordenador da unidade, explica que o processo para recebimento da medicação é o mesmo. “Para ter acesso aos medicamentos, o paciente precisa da prescrição médica e laudo preenchido, além de exames laboratoriais, para constatar a necessidade dos medicamentos e que variam de acordo cm a patologia”. Também são requisitados os documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde. No Guia de Atendimento ao Usuário, são disponibilizadas todas informações necessárias para ter acesso aos medicamentos.

A Farmácia oferece ainda serviços complementares, como aferição de pressão arterial e da glicemia capilar, além da verificação de Índice de Massa Corporal(IMC). “Todos os atendimentos são feitos por um farmacêutico ou um estudante de Farmácia, mas sempre acompanhado por um profissional”, afirma o coordenador.

O atendimento da Farmácia Escola é feito de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14 às 18h, no Espaço Rosa dos Ventos, no mesmo prédio onde funciona a Biblioteca Central da UFPI e em frente ao Hospital Universitário(HU). “O horário é agendado e não há filas. O paciente pode agendar seu atendimento por telefone, no número 86 3215 5953, ou no e-mail farmaciaescola@ufpi.edu.br”, relata o coordenador.

Com esta unidade na UFPI, a Farmácia do Povo mantém, somente em Teresina, dez pontos de atendimentos: no centro da cidade, atendendo a todas as patologias; no HEMOPI, para pacientes com doenças relacionadas ao sangue; em clínicas e hospitais públicos e privados para os pacientes renais; e no Hospital Universitário(HU), para pacientes com doenças inflamatórias intestinais, como a de Crohn.

Por Graciene Nazareno