Técnicos da gerência de serviços e produtos da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), participaram na manhã desta quinta-feira (17), do seminário virtual sobre o Registro de Saneantes de Risco 2, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


O objetivo do Seminário era orientar os profissionais a respeito das melhores práticas relacionadas ao registro de produtos saneantes. Com isso, foram apresentados os erros mais frequentes, acompanhados de explicações da área técnica sobre como os requerentes devem proceder nos respectivos casos. 
 

A transmissão foi realizada via web e a interação com os participantes foi feita em tempo real, através de um chat.


De acordo com a ANVISA, são considerados saneantes todos aqueles produtos utilizados na limpeza e na conservação de ambientes - casas, lojas, hospitais etc. São exemplos de saneantes: detergentes líquidos, sabão em pó, ceras para pisos e assoalhos, água sanitária, desinfetantes, inseticidas e repelentes de insetos, entre outros. 


Para que os saneantes sejam vendidos, a ANVISA exige que as empresas desenvolvam produtos seguros, que deem bons resultados e que tenham rigoroso controle de qualidade. Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização para cada produto colocado à venda. A Agência é quem elabora as regras para a fabricação e o comércio dos saneantes e é também quem fiscaliza se as empresas estão obedecendo a essas regras.
 

Por: Cyntia Veras 

Com informações da Anvisa