O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, está na Bahia, participando do I Encontro Regional de Saúde Nordeste, que discute o aperfeiçoamento e o compartilhamento de experiências positivas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na Escola Pública de Saúde da Bahia, em Salvador, incluiu o debate do cenário fiscal e formas de financiamento que ajudem a consolidar o setor. Este primeiro encontro é promovido pelo Consórcio Nordeste e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) com apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e do Conselho Brasileiro de Estudos de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Durante o encontro o secretário Estadual da Saúde, Florentino Neto, participou de debate com os palestrantes sobre várias temáticas, entre elas; a evolução dos sistemas universais nas Américas, a realidade da cobertura universal de saúde no Nordeste após 30 anos de SUS e como combater as desigualdades em saúde no continente americano e no Nordeste brasileiro.

Segundo o secretário Florentino Neto, o evento potencializa a troca de experiência de diferentes temas sobre melhorias em atendimento aos cuidados da saúde pública e controle dos gastos. “São trocas de experiências. Várias temáticas são discutidas entre elas eficiência no controle de gastos. Através de parcerias estamos realizando ações sobre os consórcios interfederativos entre estado e municípios. Estamos fazendo através do Consórcio Nordeste um projeto de integração entre os nove estados e a Bahia está capitaneando estas primeiras ações que, ao longo dos próximos meses, será descentralizado para todos os estados”, explica.

Durante os dois dias de programação, 07 e 08, participam representantes de 17 estados entre gestores e especialistas da área de saúde.  De acordo com a organização do evento, a expectativa é que, ao final do encontro, seja elencada uma série de ações que possam ser encaminhadas aos Municípios, Estados e Governo Federal.

Por: Elis Pegado