A Farmácia do Povo recebeu hoje, 8, a visita de alunos do curso técnico em Farmácia, do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto. Os alunos conheceram a rotina de trabalho, as responsabilidades e competências da Farmácia, que atende a mais de 21 mil pacientes em todo Estado.



Ao todo, foram 40 alunos da turma do 3º ano integrado ao técnico, que vivenciaram por um momento, como é a profissão que escolheram. Para a professora Aline Nunes, que os acompanhou, a visita foi uma oportunidade de conhecer “a área que eles podem atuar futuramente, como técnico em Farmácia ou como farmacêuticos, que muitos querem realmente seguir essa carreira, para eles veem como funciona a Farmácia Especializada, saberem que documentos precisam para ter acesso aos medicamentos. Eles tiveram uma visão bem direcionada com esta visita à Farmácia do Povo”, comentou.


A visita foi guiada pela farmacêutica Karícia Freitas, coordenadora do Componente Especializado, entusiasta dessa integração escola-trabalho, como a finalidade de despertar para a profissão. “Eles visitaram nosso campo de atuação Farmacêutica e estão tendo a vivência da rotina de uma farmácia, os setores, como trabalhamos, os protocolos e as doenças que nós atendemos e qual nossa contribuição para a sociedade enquanto Farmácia de componente especializado, vinculado ao Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde”.


A experiência em conhecer a relevância do profissional da área foi sentida pela estudante Raira Trajano. “A prática leva a melhores percepções da vida do que a teoria. Foi como conhecer outro tipo de farmácia, como é o poder em ser um técnico, ser um farmacêutico e como você pode ajudar as pessoas”.


A Farmácia é aberta, com agendamento prévio, para a comunidade acadêmica, escolas, sociedade como um todo, para quem quer conhecer as suas instalações, método e rotina de trabalho e abrangência. Assim como, ter acesso aos medicamentos dispensados, patologias atendidas e serviços complementares, como nutrição aos pacientes e orientação de aplicação de medicamentos aos pacientes cadastrados.


Com 21 unidades de atendimento, seja em Teresina como na capital, a Farmácia do Povo atende a 80 patologias, com a dispensação gratuita de 200 medicamentos.

 

Por : Graciene Nazareno e Junior Leal