Pedro Falcão Secretário Florentino Neto participa do Seminário “Judicialização da Saúde: Diferentes Olhares e Novas Perspectivas”

Na manhã desta segunda-feira (11) o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou do Seminário “Judicialização da Saúde: Diferentes Olhares e Novas Perspectivas”. O evento realizado no Auditório do TRT, na Avenida João XXIII, tem como objetivo gerar discussões que permitam uma melhor organização da saúde dentro do sistema de justiça, permitindo que o cidadão tenha acesso aos serviços da forma que eles precisam ocorrer no sistema.

Renato Dresch, Desembargador do TJ de Minas Gerais, participou do evento como palestrante onde trabalhou o tema “Atuais Teses dos Tribunais Superiores (STF e STJ) nas Demandas de Saúde Pública”. Ele destacou que o seminário permitirá uma melhor organização dos serviços de saúde pública, o que irá garantir os direitos dos cidadãos no acesso a serviços de maior qualidade.

“Garantir esses serviços de qualidade só é possível com uma discussão multidisciplinar, como a que está acontecendo hoje no seminário. Temos várias instituições discutindo sobre saúde, trabalhando o que podemos e devemos para garantir que a população tenha acesso a saúde. Por exemplo, a atenção básica se tiver bem organizada e com qualidade nos serviços, nós não teremos casos graves para a média e alta complexidade”, apontou Renato Dresch.

O Secretário Florentino Neto disse que a Judicialização ajuda na organização dos serviços de saúde, gerando um melhor atendimento da população. “Através da judicialização o Judiciário adentra em questões pontuais da saúde, muitas vezes através de demanda do Ministério Público. Toda essa abrangência de ações que envolve a possibilidade de Judicialização estão ai para melhorar e garantir os serviços de saúde para a população, garantindo os seus direitos. Esse seminário traz uma possibilidade de aperfeiçoamento do sistema”, apontou o Secretário.